Eu Quero A Menina

Eu Quero A Menina (Ruy Penalva) Só não viu foi quem não quis O perdão tergiversar Quando aquele monstro feiticeiro Tomou conta do lugar Chegou, pediu, minto, exigiu A mais linda virgem pra levar A mais atraente A mais comovente A mais sempre a mais dentre as mais Pegou a menina Levou a menina Roubou a menina, sumiu Ninguém soube dela Ninguém mais revela Ninguém disse ao menos um piu! Já depois muito depois Bem no céu apareceu Um grande cometa Talvez um planeta Eu sei uma estrela nasceu Eu quero a menina Me tragam a menina Eu quero a menina porque No fim novela Só eu gosto dela Só eu vou poder desfazer Tamanho encanto Dum forte quebrando Que um dia pôs tudo a perder Um grande momento Meu contentamento De um dia casar com você

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Existiu Mesmo Plano Real?




 Vamos restabelecer a verdade. Nunca existiu um Plano Real, existiu a mudança do nome da moeda para Real. Quando o Brasil estava em hiperinflação, que já tinha sido resolvida em vários países que indexaram sua moeda ao dólar (Israel, Equador, Argentina, Leste Europeu) se sabia que a inflação real, aquela acima do dolar + inflação em dólar, era menos de 10% ao ano, provavelmente em torno de 6 a 8% ao ano. Que isso significava? Que se dolarizássemos nossa economia a inflação inercial cairia e teríamos inflação abaixo de 10% ao ano. Mas a dolarização no Brasil era temida e foi aí que a dupla Lara Rezende e Pérsio Arida bolaram a URV, a moeda de transição que tinha o valor do dólar, mas tinha prazo certo para acabar. Era um bypass na indexação sem adotar a dolarização explícita. Mas nem tudo saiu como combinado. O populismo de manter o real em paridade com o dólar levou nossas reservas a zero e as importações explodiram, sem uma contraparte das exportações. O déficit fiscal não foi atacado devidamente e se fez mega-tarifaço nas contas de luz, água, telefone para se preparar para privatização. A carga tributária atingiu mais 30% do PIB. Ao mesmo tempo a indexação permaneceu nos aluguéis, nas contas de água, luz, telefone, contratos em geral. Permaneceu na Selic e em vários outros contratos sob outro nome que não correção monetária, pois essa passou a ser proibida. Qual o mérito de FHC (se algum, privatizar, dilapidar o patrimônio público). De Lara Rezende e Pérsio Arida a engenhosidade da URV, mas que nunca foi reconhecida como grande coisa no mundo afora, tanto que eles nunca foram mencionados para Nobel de Economia, pois se tratava de uma dolarização tropical subentrante. FHC rezou pela cartilha do FMI e nos levou à bancarrota 4 vezes com vários wavers pedidos ao FMI. Numa dessas crises um banqueiro americano disse que o Brazil ia para o ralo. Deus meu, Plano Real? Quem falou em Plano Real? Plano Real não existe, o que existe é o Plano Lula, o plano de autoafirmação da nacionalidade, da soberania, do Brasil afirmativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário