Eu Quero A Menina

Eu Quero A Menina (Ruy Penalva) Só não viu foi quem não quis O perdão tergiversar Quando aquele monstro feiticeiro Tomou conta do lugar Chegou, pediu, minto, exigiu A mais linda virgem pra levar A mais atraente A mais comovente A mais sempre a mais dentre as mais Pegou a menina Levou a menina Roubou a menina, sumiu Ninguém soube dela Ninguém mais revela Ninguém disse ao menos um piu! Já depois muito depois Bem no céu apareceu Um grande cometa Talvez um planeta Eu sei uma estrela nasceu Eu quero a menina Me tragam a menina Eu quero a menina porque No fim novela Só eu gosto dela Só eu vou poder desfazer Tamanho encanto Dum forte quebrando Que um dia pôs tudo a perder Um grande momento Meu contentamento De um dia casar com você

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Efeitos Nocivos do FGTS e do Seguro Desemprego no Pleno Emprego

Efeitos Nocivos do FGTS e do Seguro Desemprego no Pleno Emprego

Estamos assistindo a um efeito nocivo do FGTS e do Seguro Desemprego no atual quadro de pleno emprego brasileiro. Devido a facilidade com que o empregado consegue uma vaga nova no mercado de trabalho ele fica forçando sua demissão para sacar o FGTS e entrar no Seguro Desemprego. Podemos dizer que o FGTS e o Seguro Desemprego hoje são um estímulo à rotatividade de mão de obra, principalmente da mão de obra semi ou pouco qualificada. No pleno emprego nenhum dos dois se justificam e poderiam, se não ser extintos, ser pelo menos suspensos por um gatilho acionado pelo taxa de emprego. Não é de hoje que o empregado faz de tudo, até acordo por debaixo do pano com o patrão, para sacar o FGTS. A multa ele negocia e devolve ao empregador. Da maneira que o FGTS é feito é um estímulo à fraude e à rotatividade. Em lugar de colocar uma multa imoral de 50% o governo deveria condicionar o saque do FGTS ou a aposentadoria ou a doze meses comprovados de desemprego. Após decorrido esse prazo, doze meses, e não estando empregado, o empregado poderia sacar o seu fundo de garantia. Os saques para comprar casa, custear doenças permaneceriam. Não tem sentido manter o FGTS da maneira como está, é um convite à fraude e uma punição a quem emprega. O seguro desemprego no momento atual poderia ser reduzido para no máximo três parcelas. Hoje, enquanto goza o seguro desemprego, o empregado não quer ter carteira assinada, prefere ganhar como avulso e ainda tem o bônus do FGTS. É uma matéria sensível que nenhum político defenderia, mas do jeito que está o FGTS é um convite à demissão sem justa causa, um convite à fraude.

Lauro de Freitas, 08/07/2010.
Ruy Penalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário